Brumadinho
O município possui um território de 639,43 km² e uma população estimada em 41.090 habitantes (IBGE, 2025), resultando em densidade demográfica de 64,26 habitantes por km². Integrante da Região Metropolitana de Belo Horizonte, apresenta um IDHM de 0,747 (IBGE, 2010). O salário médio mensal dos trabalhadores formais é de 2,5 salários-mínimos, e o PIB per capita anual alcança R$ 112.233,99 (2021). A população é composta majoritariamente por pessoas não brancas, que representam 58,9% do total. A taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade era de 99,56% (IBGE, 2022).
Apresenta 53,33% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 77,38% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 19,5% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio).
Atualmente a Aedas já identificou 104 comunidades neste município. Dentre os danos levantados pela Assessoria Técnica Independente, podemos listar os mais recorrentes: aumento da poeira; perda de imóveis devido à proximidade da lama e obras de reparação; desvalorização dos imóveis; impedimento e/ou dificuldade de acesso a água potável; má qualidade da água da COPASA; perda de vínculos familiares; abalo à saúde física e mental; queda na qualidade da água e do ar; perda dos projetos de vida; medo e ansiedade gerados pela suspeita de contaminação do solo, água e ar; preocupação com a saúde à longo prazo; dificuldade de acesso ao sistema público de saúde; falta de profissionais da saúde mental; evasão dos atingidos; aumento significativo no fluxo de carros e caminhões; aumento de pessoas “estranhas” no território; dificuldades na produção agrícola por suspeita de contaminação; dificuldade de escoar a produção.