Sobre

Semeando o presente para colher o futuro!

Há mais de 20 anos, a Aedas inspira e pratica a defesa do ser humano e do meio ambiente. Para estar alinhada com esse propósito, consolidamos em nossa história uma equipe de elevada capacidade técnica e vasta experiência em trabalhos comunitários. 

Atualmente, a Aedas atua junto a mais de 300 mil pessoas em todo o estado de Minas Gerais, no meio urbano e rural. Nesta cotidiana e comprometida atuação, prioriza trabalhar em rede com as diversas organizações da sociedade. 

Vr o desenvolvimento como algo indissociável da sustentabilidade e dos direitos humanos; compreender a organização, formação, produção e geração de renda como pilares da estruturação das comunidades. Esses valores guiam nossa prática e nossa construção diária. 

Proporcionar capacitação, organização e autonomia das pessoas e das comunidades em busca da efetivação e ampliação de direitos. 

Construir desenvolvimento e sustentabilidade com participação e protagonismo das comunidades. 

Constituir redes de solidariedade e trabalho coletivo que sejam capazes de transformar a casa, a comunidade e o mundo.

2000

Aedas é criada  por articulação de moradores de Casa Nova no município de Guaraciaba (MG).

2017

Em Barra Longa, Aedas se junta aos atingidos pelo rompimento da barragem em Mariana na luta por reparação.

2018

Assinado acordo de cooperação Técnica entre Cemig e Aedas para a execução do Projeto Veredas Sol e Lares no semiárido mineiro.

2018

Aedas é escolhida para assessorar 4 territórios atingidos na Bacia do Rio Doce: Vale do Aço (Belo Oriente, Naque, Ipaba, Ipatinga, Periquito, Bugre, Iapu, Santana do Paraíso, Fernandes Tourinho, Sobrália e Ilha do Rio Doce); Conselheiro Pena; Resplendor e Itueta; Aimorés.

2019

Aedas inicia como Assessoria Técnica Independente das comunidades atingidas pelo acionamento do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da ArcelorMittal em Itatiaiuçu.

2020

Aedas começa a atuar com as comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão em Brumadinho.

2022

A Aedas inicia os trabalhos como Assessoria Técnica Independente na Bacia do Rio Doce.

2025

A Aedas inicia a execução de projeto voltado à formação de formadores em Direitos Humanos, intitulado “Identidade e Resistências”, em municípios do Alto rio Paraopeba e Alto rio Doce, com financiamento público da Emenda Parlamentar n. 40640022 do Deputado Rogério Correia (PT), via Termo de Fomento n. 965699/2024 com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).