Governo Federal lança Programa de Fortalecimento do SUAS no Rio Doce

Programa prevê acompanhamento às Secretarias de Assistência Social na elaboração de Planos de Ação Municipais

Foto do evento de lançamento do PROFORT-SUAS Rio Doce, realizado no IFMG, em Governador Valadares (MG)

No dia 12 de agosto, o Ministério do Desenvolvimento Social lançou o Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social no Rio Doce – PROFORT-SUAS Rio Doce – em evento realizado no IFMG, em Governador Valadares.  O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) organiza e coordena políticas públicas da assistência social em todo o Brasil, nos municípios, estados e União.

A equipe de Situações de Vulnerabilidade da Aedas esteve presente no lançamento, acompanhando lideranças dos territórios assessorados. Também acompanharam os desdobramentos que o lançamento do programa traz para o processo de reparação. 

O Secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, participa do evento no IFMG em Governador Valadares.

O Secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, esteve presente no evento e ressaltou o compromisso do Governo Federal em implementar o programa. O acordo vai direcionar R$640 milhões para ações de Assistência Social através do Anexo 7 do Acordo. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) vai gerir as ações por meio de repasse direto e indireto aos municípios e ao Fundo Nacional de Assistência Social.

Com o recurso em conta, cada gestão vai aprovar, no respectivo conselho de assistência social, os critérios de distribuição e plano de aplicação da verba.   

O lançamento

Estiveram presentes vários prefeitos e prefeitas, secretários e secretárias e servidores e servidoras municipais de Assistência Social de 49 municípios da Bacia do Rio Doce. Também compareceram representantes das Instituições de Justiça e representantes de movimentos sociais, como Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), MST e pessoas atingidas. 

Os técnicos do MDS apresentaram o Guia de Orientações do PROFORT-SUAS e a proposta de plano de aplicação do recurso já desembolsado em agosto 2025. Informaram ainda que, para os desembolsos dos próximos anos do PROFORT-SUAS, os municípios deverão elaborar Planos Municipais de Ação, que deverão contar com processo de diagnóstico. Este processo contará com a realização de caravanas para escuta e orientação dos municípios na construção dos planos de ação. As ATIS e as lideranças poderão contribuir e participar ativamente.

Segundo o Guia de Orientações, o recurso deverá ser utilizado na expansão das equipes, de equipamentos, mobiliário, capacidade institucional e, com objetivo de melhorar a capacidade da Assistência Social e promover uma proteção maior à população mais atingida. Assim, ações como CRAS Volante, Oficinas, Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Combate à violência doméstica e violação de direitos deverão ser fortalecidos, tendo famílias atingidas como prioridade.  

Serão R$ 25 milhões nesse primeiro ano, distribuídos a 38 municípios de Minas Gerais e 11 do Espírito Santo. Cerca de 80% do recurso se destinará diretamente para os municípios fortalecerem os projetos e programas das secretarias de Assistência Social. A segunda parcela do repasse de 2025 foi desembolsada no dia 15/08 para os municípios iniciarem a execução. Daí em diante, a liberação das demais parcelas ocorrem ao longo dos próximos 20 anos. 

Objetivos do PROFORT-SUAS
  • Qualificação da oferta dos serviços, benefícios e programas do SUAS;  
  • intensificar para inclusão nos serviços, benefícios e programas do SUAS;  
  • Auxiliar na busca ativa, seleção e encaminhamento de beneficiários em potencial para outros programas do Acordo do Rio Doce;  
  • Promover ações de educação permanente para a atuação das equipes de referência e da gestão;  
  • Fortalecer e promover a participação dos cidadãos, usuários e o controle social;  
  • Realizar ações no âmbito do SUAS, no que couber, para promover a reparação e mitigação dos danos causados pelo rompimento da barragem do Fundão.